Prefeito de Alto Araguaia participa de sabatina com alunos de jornalismo da Unemat

Ação da administração capacitou 17 participantes. Muitas vão usar as técnicas obtidas junto ao curso para obter uma renda extra. Outras preferem agradar a família   Alto Araguaia, MT – Ovos de páscoa, trufas, pão de mel e outros produtos a base de chocolate. Esse foi o saldo de uma semana de trabalho com a realização do Curso de Ovos de Páscoa realizado pela Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Na última aula na tarde de terça-feira (26/03), as participantes estavam eufóricas e animadas com a possibilidade de obter renda extra o ano todo, bem como com a possibilidade de capacitação oferecida de forma gratuita. [caption id="attachment_19652" align="alignright" width="319"]imagem-0592 Curso possibilitará renda extra para participantes[/caption] O curso teve início dia 18 de março e envolveu 17 participantes. O saldo de uma semana de trabalho e aprendizado foi à confecção de 340 ovos de páscoa, 140 trufas e outros produtos que tem o chocolate como matéria-prima. Todos devidamente embalados. As alunas, além de dedicação e empenho em aprender as técnicas e receitas, estão preparadas para o mercado de trabalho e para produzir independentemente. “Foi um curso excelente. Todas estão preparadas para receber pedidos e produzir”, atesta Maria Jerônima, conhecida como Toca, instrutora do curso. Ela trabalha com chocolate há vários anos e calcula que a renda de quem se dedica exclusivamente a produzir produtos tendo como base o chocolate pode variar entre R$ 678,00 a mais de R$ 1 mil. “Se sair para negociar consegue atingir um bom faturamento”, acredita. A instrutora aposta principalmente nas datas comemorativas como o melhor momento para as vendas, mas afirma que a renda com os produtos é diária. “Todo mundo gosta de chocolate”, sorri. A proposta do curso foi de oferecer capacitação e possibilidade de renda extra o ano todo para famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. “Foi um curso que promoveu a inclusão social, propôs a geração de renda e cidadania as participantes. É, sem dúvida, a oportunidade de aprender uma nova atividade e contribuir com a renda familiar”, destacou Sandra Paniago, secretária de Assistência e Promoção Social. A aluna Jane da Silva Oliveira, moradora no Bairro Aeroporto, participou pela primeira vez de um curso de qualificação e aprovou a iniciativa. Vai usar o conhecimento adquirido para produzir para consumo da família. “Foi gratificante participar. De agora em diante todos os cursos que tiver quero me inscrever e participar”, disse. Com a proximidade da Páscoa, além da capacitação, o curso de produção de ovos de páscoa tem papel social. Todos os produtos terão como destino o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Asilo Tia Nega, Grupo da Melhor Idade e a Casa do Menor.